2 Comentários

Yes, nós temos patrimônio histórico

Durante muitos dias tivemos uma polêmica sobre as exigências de estudo arqueológico e as solicitações de embargo da obra. Chegou a ser noticiado que a obra estaria parada quando não estava; que a obra estaria em andamento quando estava paralisada. De fato, houve apenas um embargo, com pedido de estudos arqueológicos que não constavam nos estudos ambientais, o que é exigido por lei.

Os procedimentos equivocados com relação ao IPHAN começaram com uma “carta de anuência”, não prevista na legislação e de estudos não-técnicos”, também não previstos como instrumento de licenciamento.

Apesar dos erros, incluindo o suposto retorno do andamento da obra, terem partido do governo do estado, o  Secretário de Turismo do Estado insiste em taxar suas obrigações como detalhes incômodos e faz declarações como a de que “Fortaleza não é um sítio arqueológico. Ali não é um centro, nada que se mostre problema de arqueologia.

Esta situação levou profissionais da arqueologia e história a elaborar uma Carta em Defesa do Patrimônio Histórico de Fortaleza que segue abaixo:

Valorizar a cultura seria uma ação importante para o desenvolvimento do turismo no estado. Boa parte do turismo no mundo se dá em locais que souberam preservar sua história e sua cultura. É uma pena que a postura do secretário não reflita essa preocupação, nem respeito às instituições competentes para fazê-lo.

Anúncios

2 comentários em “Yes, nós temos patrimônio histórico

  1. Este parecer do IPHAN é incrível. É uma aula de arqueologia. É apresentação de um caminho respeitoso para a cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s